A origem do nome da propriedade vem da torre que fica no pátio principal do castelo. É o vestígio de um forte construído no século XII pelos ancestrais de Montesquieu. A estrutura então ocupa uma posição estratégica e controla a estrada que liga Bordeaux a Toulouse. Não demorou muito para que os vinhos do Château Latour-Martillac ganhassem atenção generalizada. Em 1871, a propriedade atraiu a atenção de Edouard Kressmann, que acabara de fundar seu negócio de comerciante de vinhos em Bordeaux. Ele foi seduzido pela qualidade dos vinhos, e mais tarde passou o comando do Château ao seu filho e assim por diante.
Ao longo do tempo o Château Latour-Martillac Rouge Grand Cru Classé foi adquirindo mais reconhecimento ainda, tanto que safra de 1934 foi selecionada pela ” Wine and Spirit Benevolent Society” de Londres para a celebração da coroação de Sua Majestade o Rei Jorge VI, Rei da Inglaterra, em dezembro de 1936. Graças ao longo envolvimento de gerações da família Kressmann e ao reconhecimento demonstrado em 1953 pela classificação de Graves, os vinhos do Château Latour-Martillac estão entre os melhores de Pessac-Léognan.
As melhores uvas das melhores parcelas são selecionadas todos os anos para se integrar à assemblage do primeiro vinho do château. Esta rigorosa seleção é impulsionada pela direção de Loïc Kressmann e a enóloga, Valérie Vialard, com a ajuda de um dos consultores mais renomados de Bordeaux, o professor Denis Dubourdieu.
O Château Latour-Martillac Rouge Grand Cru Classé 2017 é criado a partir de 63% Cabernet Sauvignon, 30% Merlot e 7% Petit Verdot, possui um lindo nariz fresco e poderoso impresso com frutas vermelhas e pretas, como groselha e cereja preta. A boca é suculenta, fruta cremosa, incorporando taninos delicados e sedosos. No final, o carvalho é arredondado. A densidade e a complexidade da fruta são surpreendentes.